Sindicato do judiciário federal se refilia à CUT

Entidade representa os servidores do Rio Grande do Sul

O Sintrajufe, sindicato que representa os servidores da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar, além do Ministério Público da União, no Rio Grande do Sul, se refiliou à CUT no seu 10º Congresso Estadual, realizado entre os dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. Os servidores do TRF4, núcleo da operação Lava Jato, também compõem a base da entidade.

O sindicato foi desfiliado em 2014, num movimento impulsionado pela Conlutas com o apoio de setores de direita da categoria. O choque com a política do governo Dilma (PT) e a onda anti-partidos de 2013, também serviu de combustível para a saída da entidade da Central.

A desfiliação das entidades do judiciário federal pelo país se desenvolveu para o ingresso da direita, mais ou menos organizada, na direção dos sindicatos. Atualmente o Sindjus/DF, maior do país, é dirigido por setores ligados a Ibaneis Rocha (MDB), governador conhecido por facilitar o ato golpista de 8 de janeiro.

A refiliação, aprovada por ampla maioria no Congresso, é fruto do combate dos cutistas que não baixaram suas bandeiras, enfrentaram o golpe de 2016, denunciaram a prisão injusta de Lula e sempre estiveram à frente do movimento pelo fim do governo Bolsonaro, a retirada da PEC 32 e a campanha salarial. Nas eleições de 2022, organizaram um comitê de servidores do poder judiciário.

A refiliação do Sintrajufe abre caminho para outras entidades do judiciário e do serviço público retornarem à CUT.

Marcelo Carlini

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas