Terceira “tomada” de Lima, no Peru, pede a saída de Dina Boluarte

No último dia 19 no Peru, uma marcha nacional, a terceira neste ano, chegou à Lima. Estas manifestações do povo trabalhador peruano vêm se repetindo, desde dezembro, quando o presidente eleito Pedro Castillho foi destituído pelo congresso e Dina Boluarte assumiu a presidência.

As manifestações são fortemente reprimidas, há dezenas de mortes. Exigem “Fora Dina” e as reivindicações dos trabalhadores, com o fim das privatizações e uma Assembleia Nacional Constituinte (tema que dominou a campanha presidencial de 2021, com a vitória de Castillo).

Após a manifestação do dia 19, dia que a cidade de Lima foi coalhada pelo aparato repressivo, a Coordenação Nacional das mobilizações realizou uma coletiva de imprensa. Nela, Erwin Salazar, dirigente sindical da região de Lambayeque e da seção peruana da 4ª Internacional, foi bastante aplaudido quando denunciou a chegada recente de tropas estadunidenses ao país. “Fuera ianques del Peru” foi o grito generalizado. Veja no vídeo abaixo:

Sob o governo ilegítimo de Dina Boluarte, os beneficiários são os interesses de pilhagem da riqueza nacional pelo imperialismo EUA.

https://www.facebook.com/watch/live/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB&ref=watch_permalink&v=298842362559744

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas