Em Minas e Alagoas, celebrações de 45 anos do jornal O Trabalho

Em Juiz de Fora, comemoração com feijoada

Cerca de 140 pessoas se reuniram na última tarde de sábado (3) para comemorar os 45 anos de atividade ininterrupta de O Trabalho, entre assinantes e leitores frequentes, companheiros do PT, do movimento sindical, trabalhadores e jovens de Juiz de Fora (MG) e outras cidades do estado.


A data foi marcada pelo reencontro de antigos companheiros e pela aproximação de novos, pela alegria de todos e pelas conversas sobre política e sobre a história do nosso jornal – além de uma feijoada de primeira qualidade e uma roda de samba a muitas mãos. Uma dirigente sindical, inclusive, decidiu comemorar seu aniversário junto com o jornal!

Por volta das 14h, houve uma pausa no samba para a realização de um ato político, o qual ressaltou que a comemoração não era apenas pelo passado de lutas, mas pelas lutas em curso. Todas as falas ressaltaram a importância da independência financeira do órgão, chamando os presentes a comprarem ou fazerem assinaturas, inclusive do companheiro Flávio Bitarello, lembrado na ocasião como um dos primeiros a vender o jornal em Juiz de Fora.

Todos saíram da atividade muito animados, ressaltando o saldo político e financeiro do encontro e afirmando a necessidade de que seja realizado outras vezes. Como resultado do debate realizado no ato e das conversas nas mesas, vários companheiros fizeram assinaturas e outros se colocaram à disposição para contribuir nas edições do jornal e da revista A Verdade.

Os responsáveis por O Trabalho agradeceram a todos os companheiros que contribuíram para o sucesso da feijoada, seja na preparação dos pratos, na arrumação do ambiente, na cozinha durante a atividade, etc.


Em Maceió, festa anima a militância 

Em Maceió  (AL), a militância se reuniu na sede do PT no dia 27/05, para festejar os 45 anos do jornal O Trabalho. Primeiro teve uma exposição dos 45 anos do jornal e sua importância para a luta da classe trabalhadora pelo professor Luizinho, dirigente do PT e da CUT e depois depoimentos de militantes petistas e cutistas, como o de Luciano Santos (vice-presidente da CUT/AL) que destacou as matérias internacionais como referência para o debate, além das informações das principais lutas dos trabalhadores. Para Jandete Melo, o jornal O Trabalho através de suas páginas, também serve como elemento de formação política. Ao final da discussão, os convidados foram chamados a comprarem e assinarem o jornal O Trabalho.

Uma exposição fotográfica e um bolo de aniversário também marcaram a festividade, além de bebidas e comidas.

Já no dia 29/05, uma live com Júlio Turra, dirigente histórico da CUT, foi realizada para aprofundar o debate sobre a importância do jornal O Trabalho, como instrumento independente a serviço da luta pela emancipação da classe trabalhadora.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas