Nesta segunda semana de outubro, em plena batalha pela vitória do PT no segundo turno, iniciamos a nossa campanha anual de arrecadação. Um momento em que oferecemos aos nossos amigos o Calendário de 2019 que terá como o tema 100 anos da 3ª Internacional.
Dessa maneira, a Corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da 4ª Internacional, comemora o centenário de fundação da Internacional Comunista (IC), destacando as decisões dos seus quatro primeiros congressos.
Com o calendário, prestamos uma homenagem aos revolucionários dessa época e a sua luta para libertar a humanidade da barbárie capitalista e avançar para a sociedade socialista, sem explorados nem exploradores.
Ilustrado com inúmeras fotos e gravuras, o calendário 2019 traz também citações de resoluções dos quatro primeiros Congressos da IC, abordando temas e questões que permanecem perfeitamente atuais nos dias de hoje, como a luta contra a opressão dos negros, quando afirma desde então que:
“A Internacional Comunista, que não é somente a organização dos trabalhadores brancos da Europa e da América, senão também a dos povos negros oprimidos, considera que é seu dever ajudar a organização internacional do povo negro em sua luta contra o inimigo comum. (…) O problema negro converteu-se em uma questão vital para a revolução mundial.”
Ou na luta pela emancipação da mulher, quando diz:
“O que o comunismo dará a mulher, em nenhum caso o movimento feminino burguês poderá dar-lhe. (…) O direito ao voto não suprime a causa primordial da servidão da mulher na família e na sociedade. (…) A igualdade real – não a formal ou superficial – da mulher só é possível sob o comunismo, quando as mulheres, em conjunto com todos os membros da classe trabalhadora, se tornem coproprietárias dos meios de produção e de distribuição, participem da sua administração e assumam suas obrigações de trabalho nas mesmas condições que todos os membros da sociedade trabalhadora.”
Traz também o resultado dos debates igualmente atuais, como necessidade da expropriação da burguesia e o lugar do método da luta pela Frente Única para os revolucionários quando explica:
“Só na luta pelos interesses mais simples, mais fundamentais das massas trabalhadoras, podemos formar a frente unida do proletariado contra a burguesia. Só com essa luta conseguiremos pôr fim às divisões no seio do proletariado, divisões que constituem a base sobre a qual a burguesia consegue prolongar sua existência”.
Faça sua contribuição e ajude nossa luta!
O calendário traz também um cronograma destacando fatos importantes da época, o que ajuda a compreender a atividade da 3ª Internacional naquele momento da história.
Assim, o contribuinte terá em suas mãos um documento político bonito, didático e de qualidade.
O leitor poderá adquirir seu exemplar junto aos militantes de O Trabalho e discutir um valor para contribuição ou solicitar um exemplar através dos nossos canais de comunicação.
Assim, estará ajudando a sustentar nosso combate de forma independente.