Reuniões aquecem preparação para Encontro Nacional da JRdoPT

Jovens aproveitam para discutir lutas concretas

Em diversos estados, núcleos da Juventude Revolução do PT se reuniram nas últimas semanas para discutir os problemas mais urgentes da juventude e a ida das delegações ao próximo Encontro Nacional da Juventude Revolução do PT (ENJR), que se realizará no Rio de Janeiro, entre 13 a 15 de outubro.

Bahia

Na Bahia, ocorreram reuniões em Cruz das Almas e Salvador. Nesta última, os militantes da JRdoPT tomaram a iniciativa de organizar uma lista de reivindicações para ser entregue à Reitoria da UFBA. Eles levaram essa proposta aos Diretórios e Centros Acadêmicos dos cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis, Administração, Saúde Coletiva e Fisioterapia e entregaram um ofício no dia 30 de agosto. Entre as pautas listadas no documento estão: “a reabertura imediata do Restaurante Universitário (RU) da Vitória, aumento do número de refeições e criação de uma segunda praça de distribuição no Restaurante Universitário do Canela, o retorno do Auxílio Material Didático e o aumento da frota e ampliação das rotas dos Buzufba (ônibus para a universidade), atendendo melhor a região do Canela.”

Em Alagoas, estudantes se reuniram no campus da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, para uma roda de conversa sobre a falta de assistência estudantil na universidade, como a falta de um RU no campus. Maria, estudante presente na reunião, explica que “os estudantes da UNEAL, estão, há 8 meses, esperando a convocação do edital para o auxílio alimentação (Bolsa Alimenta), única política de assistência estudantil. Está ficando cada vez mais difícil permanecer na universidade.” Além disso, outra reunião no campus da UFAL em Arapiraca discutiu o problema da bolsa de auxílio permanência ser apenas no valor de R$ 400,00. Eles reivindicam um aumento no valor, como já ocorreu em outras universidades.

São Paulo (SP)

Em São Paulo, a reunião aconteceu no centro da cidade. Jovens moradores de ocupação de um prédio na Praça da República e da Ocupação Douglas Rodrigues na Zona Norte da cidade compareceram na reunião. Eles relataram os problemas que o movimento por moradia enfrenta, como a regularização do abastecimento de água e energia. Deram o exemplo de como a Enel (empresa privatizada de energia do estado) persegue as ocupações em vez de ajudar os trabalhadores a terem acesso à energia. O que serviu de exemplo para se engajar na mobilização contra a privatização da Sabesp, empresa pública de água e esgoto, que, caso privatizada, irá acabar com a tarifa social e o trabalho que hoje realizam junto às comunidades. Estiveram presentes também jovens secundaristas de escolas da região central, que falaram sobre os muitos problemas trazidos com a implementação do Novo Ensino Médio e a luta pela sua revogação.

Em São Vicente, cidade da baixada santista (SP), jovens se reuniram no bairro Radio Club para um cine debate sobre o movimento negro e a luta pelo fim da violência policial. Foi exibido um documentário sobre a fundação do Movimento Negro Unificado (MNU) em 1978 após a morte de um jovem negro pela Policia Militar.

Cuiabá (MT)

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas