SIM a uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político!

Manifesto adotado no Ato unitário realizado durante a Plenária da CUT

O Ato político realizado em 31 de julho por ocasião da 14ª Plenária Nacional da CUT contou com a presença de dirigentes do MST, da UNE, do PT, da Coordenação nacional de entidades negras (Conen), do Forum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), Consulta Popular, Marcha Mundial de Mulheres, Juventude do PT, Levante Popular da Juventude e Juventude Revolução.

O manifesto lido e aclamado após as intervenções chama a “reforçar a reta final de preparação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político e garantir uma votação maciça na Semana da Pátria (1 a 7 de setembro)”. Abaixo trechos:

“Há muito, apontamos a necessidade de uma reforma política que aprofunde a democracia em nosso país. As mobilizações de junho e julho de 2013 escancararam o fosso que existe entre as atuais instituições políticas e a vontade do povo de ser o protagonista principal das transformações necessárias. As mudanças no sistema político se impõem para destravar um conjunto de reformas estruturais como as reformas agrária, tributária e urbana, que permitam avançar na construção de uma nação soberana.

(…) Queremos uma Constituinte Exclusiva e Soberana porque com o atual Congresso nacional “não dá!”, com ele não serão feitas mudanças positivas, pois é eleito com base no poder econômico, através do financiamento empresarial de campanhas, deformando a representação da sociedade brasileira com menos de 10% de mulheres, menos de 9% de negros/as e apenas 3% de jovens. Critérios herdados da ditadura militar, como a falta de proporcionalidade, aprofundam as distorções, além de um Senado oligárquico que revê todas as decisões da Câmara. Assim, o princípio elementar da democracia de “cada eleitor(a), um voto” não vigora plenamente em nosso país! (…)

Dirigimos-nos à presidente Dilma Roussef, candidata à reeleição bem como aos demais candidatos nas eleições de outubro em todos os níveis, para que apoie e se comprometa com os resultados do Plebiscito Popular Constituinte. Vamos levar os resultados do Plebiscito a todas as autoridades e poderes da República, pois queremos que os interesses da maioria explorada e oprimida da nação, dos negros, indígenas, jovens e mulheres, sejam respeitados e representados nas instituições políticas de nosso país.

É hora de mudar o sistema político! Vamos juntos garantir a votação de milhões de brasileiras e brasileiros pelo SIM à convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o Sistema Político!”

A versão integral do manifesto pode ser encontrada em www.cut.org.br e também em: www.plebiscitoconstituinte.org.br

artigo originalmente publicado na edição nº 752 do jornal O Trabalho

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas